Achigã

Ordem: Perciformes
Família: Centrarchidae
Género: Trachurus
Espécie: Micropterus Salmoides

Espécie: O achigã, Micropterus salmoides, é um peixe de água doce originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América que foi introduzido na Europa no final do século XIX, tem um

Morfologia: Peixe de tamanho médio (

Habitat: Peixe sedentário que prefere águas quentes, limpídas, com vegetação abundante e escassa corrente. Nos rios coloniza tipicamente as zonas média e terminal, i.e. a maiores distâncias das nascentes. Os juvenis ocorrem em zonas menos profundas enquanto os adultos em maiores profundas.

Habitat reprodução: Zonas pouco profundas ricas em vegetação com fundo arenoso ou de gravilha. Necessita de 15,5ºC para desencadear a reprodução. Os machos escavam um pequeno ninho que defendem até ao fim da eclosão.

Época de reprodução: Dois estudos apontam para o inicio em Março e o fim, num estudo, em Maio e no outro em Julho.

Alimentação: A achigã é uma espécie predadora que se alimenta predominantemente de peixe e lagostim-de-água-doce à medida que cresce. Consome larvas de insectos aquáticos, lagostim-de-água-doce, anfibios, peixes e ocasionalmente de micromamíferos e répteis. Os indivíduos com menos de 10cm comem efemerópteros, rotíferos, cladóceros e copépodes, enquanto que os peixes entre 10 e 20cm, ingerem ninfas de odonata, peixe. Os peixes maiores que 20 cm alimentam-se de ninfas de odonata, peixe e lagostim. No rio Guadiana alimenta-se de lagostim-de-água-doce, cladóceros, perca-sol, dipteros, efémeropteros, caboz-de-água-doce, coleópteros, aracnídeos, dermápteros, cladóceros e hemípteros. Não se alimenta no período reprodutor nem quando a água está a baixo dos 5ºC ou acima dos 37ºC.

Longevidade: 11 anos

Periodo de pesca permitido: 1 de Junho a 14 de Março
Tamanho minímo de captura: 20cm

Comentários

comentários

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *