Boga

Ordem: Cypriniformes

Família: Cyprinidae
Género: Pseudochondrostoma
Espécie: Chondrostoma polylepis

Espécie: Conhecida pelos nomes comuns de boga-comum ou boga-dos-rios, é uma espécie de peixe endémica da Península Ibérica.

Morfologia: A boga é uma espécie de tamanho médio (<50 cm), com corpo alongado e boca inferior. A boca é rectilínea sendo o lábio inferior grosso formando uma lâmina córnea bem desenvolvida. A barbatana dorsal é pequena. A barbatana anal tem 9 raios ramificados. Branquiospinhas variam entre 22 e 32, sendo em média 27.

Habitat geral: A boga-de-boca-recta ocupa os troços médios dos tributários de maiores ordens e no rio principal, surgindo em zonas com corrente mas também em barragens. Existe uma associação entre a boga e zonas com elevada cobertura ripária.

Habitat reprodução: Fêmeas fazem a postura em areia e gravilha. Peixe gregário especialmente na migração pré-reprodutora para montante

Época de reprodução: De Março a Junho; Tejo: Maio a inicio de Julho.

Alimentação: Aparentemente esta espécie alimenta-se quase exclusivamente algas e detritos. Ocasionalmente ingere cladóceros, copépodes, quironomídeos, efemelídeos, hidropsiquídeos, baetídeos e ermicídeos. Em barragens alimenta-se de detritos.

Periodo de pesca permitido: 1 de Junho a 14 de Março
Tamanho minímo de captura: 21,5 cm
Longevidade: 10 anos fêmea, 8 anos macho

Comentários

comentários

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *