Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Pesca ao carapau

Pesca ao Carapau

A pesca ao Carapau pode facilmente tornar-se uma ótima pescaria. Com a subida das temperaturas o Carapau tende a encostar em enormes cardumes à costa na procura de alimento estão por cá de Abril até Outubro
Esta é uma pesca muito ativa e relativamente acessível em termos técnicos e de material. Os melhores resultados serão na pesca noturna e com o mar calmo.

Material para a pesca ao Carapau

Cana- O mais importante na escolha da cana será o fator peso. A cana a utilizar na pesca ao Carapau convém ser leve uma vez que iremos passar algumas horas a pescar com a cana na mão. Em relação ao comprimento, este pode variar em função do pesqueiro.Habitualmente pratico esta pesca com uma cana de 3,30 metros pois no meu pesqueiro habitual consigo facilmente recolher e lançar sem dificuldade, mas pode usar-se canas ate 5 metros com ação ligeira.

Carreto- O carreto deve ser leve mas robusto, pois iremos lançar e recolher bastantes vezes.

Linha Madre – A linha do carreto não deve exceder os 0,30 mm de diâmetro.

Linha Estralhos- A linha dos estralhos, se possível, deve estar compreendida entre os 0,20 a 0,28 de diâmetro. Se possível dê preferência a linhas Fluocarbono.

Boia- A bóia com o peso de 8 a 12g será montada no correr da linha de forma a que se possa ajustar facilmente a sua altura, para desta forma, nos seja possível sondar o cardume.

Starlight- Devemos levar sempre alguns Starligts para sinalizar a bóia de forma a perceber quando o peixe crava o anzol.

Chumbo- Uma vez que iremos pescar com uma bóia, devemos levar chumbo de fenda ou furado de varias gramagens. Existem nas lojas de pesca umas caixinhas completas com diferentes gramagens, assim, podemos facilmente escolher entre os vários pesos.

Anzol- Os anzóis podem ser de patilha ou argola contudo devem ser pequenos, de preferência até ao tamanho Nº4 , de preferência prateados.




Isco para pescar Carapaus

O isco que habitualmente utilizo e o que se tem demonstrado mais eficaz é o camarão. Pode ser comprado em qualquer supermercado. Costumo levar apenas 4 ou 5 pois como vamos utilizar um anzol pequeno basta cortar em pequenos pedaços. Pode usar também sardinha iscada aos bocadinhos.
Podemos comprar nas lojas de pesca, montagens já feitas com vários anzóis e com isco artificial, que funcionam muito bem.

dicas-para-pescar-carapaus

A técnica na Pesca ao Carapau

A prática da pesca ao Carapau é aconselhada durante a noite, uma vez que os carapaus são mais ativos durante esta parte do dia. Então como iremos pescar de noite é aconselhado chegar ao pesqueiro antes do anoitecer, de forma a poder escolher o local, assim como montar o material ainda com a luz do dia.

Se pretender aumentar as possibilidades vá atirando engodo de sardinha para o local onde pretende pescar. Tenha em atenção a corrente, pois esta poderá levar o engodo para outro sitio não desejado.
Faça lançamentos e explore a sua a sua área de alcance para tentar sondar o cardume. Comece com lançamentos curtos e seguidamente mais longos até localizar os peixes. Se estiver a utilizar engodo tenha atenção à localização do engodo na hora de lançar.

O pesqueiro

Os melhores pesqueiros para a pesca ao carapau são pontões de pedra, que entram pelo mar adentro. Sítios como grande profundidade que facilitam a chegada destes peixes a sítios muito próximos da costa.




Conselhos uteis
O carapau é um peixe bastante agitado, uma vez cravado começa uma verdadeira luta até a sua chegada a terra.
Aconselho a levar um balde ou uma rede para que possa por o peixe lá dentro uma vez em terra.
Desta forma poderá descravar o anzol do peixe mais sossegadamente sem que este caia no meio das pedras.
Tenha uma lanterna e baterias suplentes. Uma vez que vamos pescar de noite convém não esquecer da lanterna, pois ela será essencial.
Seja responsável. Na pesca ao carapau num dia bom poderá capturar algumas dezenas de peixes, não leve mais do que realmente necessita.

Boas Pescas !

Comentários

comentários

2 Comments

  1. Pedro Sanros

    22 de Julho de 2016 at 8:22 am

    Ando a pensar iniciar na pesca,que tipo de conselhos me podem se dar sobre material?

  2. david

    28 de Maio de 2018 at 11:49 pm

    so noite? e o dia nao?

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *