Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Congro

Congro (Conger conger)

Tamanho mínimo de captura: 58cm



O CONGRO ou SAFIO tem um corpo longo, sem escamas, esguio e arredondado, semelhante ao de uma cobra, podendo atingir mais de 2 m de comprimento. Apresenta uma cor negra ou cinzenta no dorso e mais clara no ventre, e tem uma boca grande com bordos grossos, maxilas fortes e dentes pontiagudos. É encontrado no Atlântico Nordeste, Arquipélagos da Madeira e dos Açores e Mar Mediterrâneo, onde habita as águas junto ao fundo, podendo viver em profundidades superiores a 1000 m. Durante o dia abriga-se nas fendas rochosas de onde sai à noite para caçar peixes, crustáceos e cefalópodes, mas também caça na coluna de água. Reproduz-se nos meses de Verão, afastado da costa e a grandes profundidades. É pescado com redes de emalhar.

Curiosidade: Quando atingem a maturidade sexual, os congros migram para as regiões tropicais e subtropicais do Atlântico, onde se reproduzem, morrendo de seguida. Os juvenis fazem a viagem de regresso quando atingem os 2 anos.




Comentários

comentários

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *