Dourada

Ordem: Perciformes

Família: Sparidae
Género: Sparus
Espécie: Sparus aurata
Tamanho máximo: 70.0 cm
Profundidade: 1-150m
Outros nomes: Safata

Espécie: A Sparus aurata mas conhecido por Dourada ou Safata é a única espécie desta vasta família que é actualmente cultivada em grande escala. Esta espécie é hermafrodita ou seja as douradas são machos no primeiro ou segundo ano de vida, transformando se em fêmeas no segundo ou terceiro ano.

Morfologia: Mede em media 40cm O céu da boca é liso e possuem uma dentição característica, com dentes incisivos cortantes e posteriores arredondados. Esta dentição permite à dourada partir conchas grossas dos moluscos de que se alimentam.

Habitat geral: A dourada habita normalmente em fundos com algas ou areia até ao 30m, podendo em adultos ser encontrados até 150m. Costuma viver próximo da costa. A dourada é considerado um peixe sedentário e geralmente solitário, no entanto por vezes pode ser encontrado juntamente com pequenos cardumes.

Época de reprodução: Desova no Verão

Alimentação: A dourada é um peixe carnívoro e alimenta-se principalmente de moluscos bivalves como mexilhão e ostra, procurando principalmente alimentos que consistem essencialmente em pequenos invertebrados e peixes de reduzidas dimensões.

Captura: A dourada, é mais activa durante o dia e, especialmente, quando há mais calor do sol, para se pescarem douradas, tem de se preferir arribas que estejam sujeitos a águas mais oceânicas e de forte arrebentação.

Isco: Minhoca, ganso, casulo, ameijoa, mexilhão, lingueirão (navalha), caranguejo mole.

Tamanho minímo de captura: 19cm

Comentários

comentários

1 Comment

  1. Peregrino Docaminho

    21 de Setembro de 2017 at 9:40 pm

    HÁ UM LUGAR ONDE A VERDADE HABITA E TODOS OS MAIS IMPORTANTES CONHECIMENTOS QUE UM SER HUMANO NECESSITA E ESTE LUGAR É O VERDADEEMFOCO.COM.BR E É O VERDADEEMFOCO.COM.BR QUE VAI TE ENSINAR TUDO QUE UM SER HUMANO MAIS SABER DEVE E PRECISA E VAI TE TORNAR UMA PESSOA GRANDEMENTE ABENÇOADA NA VIDA. NO VERDADEEMFOCO.COM.BR TODA VERDADE SERÁ CONHECIDA.

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *