Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Faneca

Ordem: Gadiformes

Família: Gadidae

Género: Trisopterus

Espécie: T. luscus

Profundidade: 30m a 150m
Tamanho máximo: 40cm

Espécie
A faneca espécie “Trisopterus luscus” muito vulgar no litoral costeiro de toda a nossa plataforma continental. A faneca aproxima-se mais da costa durante os meses de Outono e Inverno, quando atingiu já a maturidade. No seu estado juvenil prefere os estuários para nidificar. Tem um comprimento médio de 25cm, esta espécie foi em tempos não muito longínquos um peixe com grande valor no campo da pesca desportiva.

Morfologia
No que toca ao aspecto morfológico da faneca, tem especial realce os olhos muitos grandes e salientes especialmente adaptados para uma visão em águas  onde a visibilidade é escassa. A sua boca, além de grande, está repleta de pequenos dentes e o seu corpo está revestido por uma fina camada de escamas que deixam transparecer a quase totalidade dos seus músculos. A cor é o tom bege-escuro com tonalidades mais escuras no dorso, cabeça e barbatanas, com excepção das regiões dos flancos e do ventre que são mais claras ou prateadas. A principal característica da faneca é o brilho, que ostenta no maxilar inferior, que o peixe utiliza como órgão sensitivo.

Habitat
É uma espécie muito vulgar ao longo da nossa costa, os mais novos nadam em grandes cardumes nas águas frias das profundidades da nossa costa nos meses de outubro e fevereiro mas também podem ser encontrados em alto mar até aos 150m.

Reprodução
Desova na Primavera, entre os 50 e os 70 metros, sendo os ovos dispersos pelas correntes.

Alimentação
Alimenta-se de moluscos, crustaceos e também de pequenos peixes.

Captura A faneca é um peixe de fácil captura devido à sua natureza voraz. É pescado normalmente ao fundo, à linha ou à rabada, iscando com toda a gama de vermes.Pode muitas vezes ser pescada nos estuários da maior parte dos nossos rios, as melhores épocas para a sua captura são os meses de Outono e Inverno.

Iscos
Filetes de sardinha, cavala ou carapau, minhoca do mar, ganso ou casulo.

Tamanho minímo de captura: 17cm

Comentários

comentários

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *