Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Lingueirão (Navalha)

Lingueirão, também conhecido por longueirão, navalha ou mesmo faca, é um isco muito utilizado em pesca de alto mar e surfcasting.
Para Sargos, Douradas , Choupas ,Ferreiras e Safatinhas este é o melhor isco

Pode encontrar o lingueirão em zonas de comércio de peixe e marisco, mas esses passaram por um processo de depuração de toxinas (Como vivem nas zonas costeiras onde as águas são mais poluídas e devido á sua grande capacidade filtradora, podem acumular tóxicos presentes na água) e não resultam tão bem nas capturas, como o apanhado sem depuração.

Conservação:
Podem ser mantidos dentro de água do mar, num recipiente, mudando a água várias vezes, ou utilizando um tanque(oxigenador a pilhas), que por sua vez alimenta de oxigénio a água do mar onde eles se encontram mergulhados.

Os lingueirões de compra costumam vir acondicionados em elásticos. Não retirem os lingueirões dos elásticos, pois este acondicionamento é essencial para se manterem vivos.

Quando apanharem, também devem usar um elástico de forma a ficarem juntos num molho.

Pode também congelalos, de forma a se pescar em qualquer altura.
De notar que o lingueirão deve ser congelado para futuras pescarias da seguinte forma: Junta-se os molhos com elástico e envolve-se em papel de prata de cozinha, e congela-se assim vivos. Costuma-se tapar com sal grosso depois de descongelado para ficar mais rijo.

Como iscar:
Deve-se retirar da casca e tirar o miolo. Para melhor apresentação usar uma agulha e fazer o isco passar até à linha. para garantir uma melhor iscagem e acondicionamento utilizar fio de nylon.
Pode ser iscado com casca, sendo que nesta técnica devemos utilizar a técnica de dois anzóis, um dentro do Lingueirão, e outro na parte de baixo, ou mesmo ambos dentro da casca. Depois fecha-se e ata-se com o fio de nylon.

Comentários

comentários

1 Comment

  1. Ivo torre

    19 de Outubro de 2017 at 6:05 pm

    Boa tarde,sou do continente actualmente vivo nos Açores sempre pesquei com ligueirao onde posso obter em ponta delgada muito obrigado

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *