Peixe Arqueiro

O Peixe arqueiro é uma espécie de peixe da família Toxotidae, podem ser encontrados no Indo-pacifico e no norte da Australia. O peixe arqueiro é famoso por conseguir “disparar” um jato d’água contra algum inseto na superfície enquanto submerso. Além disso, o peixe analisa a trajetória de queda da presa para determinar em qual ponto da água ela irá cair .

São peixes predadores de pequeno porte, medem aproximadamente 25 centímetros de comprimento. As suas presas preferidas são os insetos, como gafanhotos, joaninhas e etc. Mas, como este peixe faz para capturar suas presas (Insetos)? A maioria dos insetos dos quais estes peixes atacam, são aqueles que passam sobre galhos que ficam acima deles.

Graças a uma adaptação, este peixe ficou conhecido como “Peixe arqueiro” pela sua possibilidade de “disparar” jatos de água. Estes servem para acertar nas suas presas, fazendo assim, com que elas caiam na água e se alimentem delas.



Um fator que ajuda o peixe arqueiro a visualizar as suas presas, mesmo com o reflexo da agua atrapalhando-lhe, é a sua visão binocular. Além de se alimentarem de insetos desta forma (Derrubando-os de galhos com um jato de agua) estes peixes também caçam insetos voadores que sobrevoam a agua onde eles vivem.

Costumam reproduzir-se com mais frequência na natureza, e raramente reproduzem-se em cativeiro. Sabe-se que as fêmeas desovam entre 20 mil e 150 mil ovos de uma só vez. As cores do corpo deste animal podem variar, mas o mais comum é ver estes animais com uma coloração prateada com manchas pretas e amarelas.

Comentários

comentários

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *