Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Pescar à bóia na praia

Quando está a pescar com a maré a encher, lance a bóia para perto, isto porque a água vai trazendo engodo e o peixe no quebrar da vaga aproxima-se de nós para comer.
Quando a maré está a vazar o movimento da água afasta o engodo e consequentemente a bóia, nesta situação tem que se compensar soltando a linha até sentir o peixe. Há sempre um local ou outro, debaixo de uma pedra, em que o peixe come e é nesse sitio que devemos apostar e colocar a bóia.

Factores que podem influenciar

  • Vento

    Qualquer pescador sabe as dificuldades que acarreta pescar com vento.
    Procure locais em que permita estar de costas para o vento, para que a sua acção puxe a bóia para dentro de água. Procurar uma boa posição para conseguir ter a linha sempre esticada, se a linha fizer arco terá dificuldade em detectar o movimento da bóia.
  • Bóia

    Por exemplo a tainha exige uma bóia extremamente rápida, por isso tem que haver muita concentração na bóia para detectar o mínimo afundamento.A tainha come por sucção e com muita subtileza, ao contrário do robalo que é um peixe muito mais voraz abocanha o isco e afasta-se rapidamente.Se a bóia ficar na horizontal isto quer dizer que a tainha se encontra a um nível superior ao do isco, sendo que este movimento é provocado pelo peixe ao tentar deslocar o isco para o nível onde se encontra.
    Terá que afinar a distância do isco em relação à bóia. Após isto irá detectar que o toque da tainha pelo afundamento será perpendicular à bóia.
    Após o peixe morder recolha calmamente a linha mantendo sempre o carreto desembraiado para evitar que o peso ou o esticar do peixe quebre a linha.

Comentários

comentários

1 Comment

  1. Carlos Chambel

    12 de Junho de 2016 at 11:29 am

    Bom dia caros senhores,
    O meu nome é Carlos e gostaria de saber se existe outra forma de pescar lucio perca,nas barragens Portuguesas sem amostras ou vinis visto que é proibido pescar com outro peixe para isco como a sardinha do rio.
    Aguardo resposta por e-mail.
    Muito obrigado,
    Cumprimentos a todos vós.
    Carlos Chambel

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *