Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Robalo

Robalo (Dicentrarchus labrax)

Tamanho mínimo de captura: 36cm



O ROBALO tem um corpo alongado de cor cinzento-prateado com reflexos azuis ou verdes. É encontrado no Atlântico Nordeste e Mar Mediterrâneo, onde habita junto aos estuários enquanto juvenil, suportando águas de baixa salinidade. Quando adulto habita águas até aos 100 m de profundidade. Os juvenis formam cardumes em conjunto com outras espécies, enquanto os adultos vivem solitários. Alimenta-se de crustáceos, peixes e moluscos. Reproduz-se de Janeiro a Abril. É pescado com arrasto e redes de emalhar. É a terceira espécie mais produzida por aquicultura em Portugal, depois do pregado e da dourada.

Curiosidade: O robalo pode ser confundido com a baia (Dicentrarchus punctatus), mas apenas quando juvenil, pois a baia não atinge as mesmas dimensões do robalo. Estes peixes distinguem-se pelas manchas negras que estão presentes apenas nos flancos da baia.




Comentários

comentários

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *