Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Sargo

Ordem: Perciformes
Família: Sparidae

Género: Diplodus
Espécie: Diplodus sargus

Espécie: O diplodus sargus é uma espécie de peixes marinhos ósseos mais conhecidos pelo nome comum de sargo, esta espécie é originária da costa leste do Atlântico. É um peixe semi-gordo muito abundante na nossa costa e muito popular entre os praticantes da pesca desportiva, é um animal cauteloso e rápido, chega a medir cerca de 35cm.

Morfologia: O sargo tem um corpo muito comprimido e altura ligeiramente escurecida prata na barriga e para trás é esbranquiçada. Cada uma das paredes laterais do corpo tem de 5 a 6 tiras verticais escuras, que são mais estreitas do que a superfície que os separa.
Tem também uma mancha escura na sela em forma de cauda. Os peixes juvenis costumam ter uma cor mais clara, que se estende até as barbatanas, que se torna mais escura com o aumento da idade dos peixes, portanto, que pode levar a confusões com outras espécies. Alguns adultos têm uma linha que liga os dois olhos de prata.
Cabeça pequena, incluindo cerca de quatro vezes e meia o comprimento do corpo. Focinho proeminente, terminal da boca e dos lábios alinhado, as extremidades não atingem a altura do rebordo do olho.
Dentição é a mesma em ambas as maxilas. Narinas pares, localizadas perto dos olhos.
Prata iridescente por todo o corpo, mancha circular preta no pedúnculo caudal, barbatanas transparentes, dorsal cinza, anal e pélvica.

Habitat geral: Ele vive perto da costa, entre as rochas ou areia em profundidades que permitem boa luz e muita comida, principalmente no Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo . É encontrado desde a superfície até 30 metros, encontra-se mais facilmente junto à costa no Verão.

Habitat reprodução: Os sargos são hermafroditas, pois reúnem em si os órgãos reprodutores de ambos os sexos. Atingem a maturidade sexual aos 9 cm de comprimento. O seu tamanho é cerca de 10 cm ao atingirem 1 ano de idade (sarguetas), 14 cm aos 2 anos, 17 cm aos 3 anos e de 19 cm aos 4 anos.

Época de reprodução: Reproduzem-se nos meses de Abril a Junho, os ovos podem medir aproximadamente 1mm.
Alimentação: É um peixe omnívoro, ou seja, alimenta-se de animais e vegetais. Prefere principalmente moluscos, vermes, crustáceos, equinodermes, mas também come algas e ervas. Ele pode esmagar as conchas de moluscos com os seus fortes molares.


Tamanho minímo de captura: 27cm

Comentários

comentários

1 Comment

  1. JOSE

    18 de Novembro de 2014 at 10:30 pm

    Ajudou mt

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *